Alunos da UFRGS terão trote consciente no Parque Estadual do Itapuã


PE de Itapuã (RS)_Luis Ferreira_Wkps
Parque Estadual de Itapuã, no Rio Grande do Sul. Foto: Luis Ferreira/WikiParques

O trote é parte do ritual de iniciação dos estudantes na vida universitária. Os moldes da recepção aos calouros variam de acordo com a universidade e o curso. Para receber os alunos do segundo semestre de biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os veteranos planejaram algo especial: um trote consciente no Parque Estadual de Itapuã (RS). Cerca de 100 pessoas, entre alunos e professores, devem participar das atividades.

A programação se estenderá entre os dias 10, 11 e 12/11 e inclui, desde uma roda de conversa com a gestora do parque, a bióloga Dayse Rocha, até um mutirão para retirar resíduos e mudas de plantas invasoras da praia de Fora, um dos atrativos da unidade.

A gestora do parque comemora a iniciativa, que tem como objetivo aproximar os alunos com a unidade de conservação. “A realização do trote consciente traz vários ganhos para o parque. Muitos estudantes ainda não sabem o que é uma unidade de conservação, nem a sua importância. É importante que eles saibam que existe um campo de pesquisa gigante e tenham o parque como uma área de estudo”, explica Dayse.

Nas atividades, os calouros também também terão a oportunidade de percorrer trilhas da unidade, ter uma aula em campo de geologia e paleontologia, aprender sobre o trabalho com mamíferos, sobre a observação de aves e de bugios. Ou seja, uma verdadeira aula e um trote que dispensa provas para ganhar nota 10!

30173116_48973_GDO

 

*Com informações SEMA-RS

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo