Parque Estadual de Forno Grande pode se tornar um polo de astronomia


Parque Estadual do Forno Grande. Foto: Drielli Canal/WikiParques
Parque Estadual do Forno Grande. Foto: Drielli Canal/WikiParques

O Parque Estadual de Forno Grande (ES) vai receber uma grande novidade. O Governo do Estado, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) formaram uma parceria para tratar da criação de uma base de observação astronômica no parque. Este polo de astronomia atenderia a uma necessidade de estudantes, pesquisadores, observadores e comunidade em geral. A concretização da parceria deve ser feita no mês de novembro.

O professor Júlio Fabris, do Departamento de Física da Ufes e um dos coordenadores do projeto, ressaltou a importância do desenvolvimento desse trabalho: “É uma necessidade da própria Ufes criar parcerias com outras instituições, e o Iema é essencial para a viabilização do observatório. Além disso, instalar um polo de astronomia em uma região de preservação ambiental é diferente do que já é desenvolvido nas regiões centrais das cidades. Vamos conseguir desenvolver atividades diferenciadas”, concluiu o professor.

Para Andreia Carvalho, diretora-presidente do Iema, a parceria com instituições de ensino só reforça o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto. “A participação da Ufes e do Ifes possibilita o fortalecimento do trabalho de educação ambiental e estimula o desenvolvimento de pesquisas científicas”, pontuou. 

 

 

*Com informações do Iema-ES

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo