O Parque Estadual do Jalapão (TO) é fotogênico por natureza – e excelência. O recém-lançado livro do fotógrafo brasileiro Lester Scalon é uma prova disso. Sob o simples título de “Jalapão”, a obra reúne mais de 300 fotos da unidade de conservação. O parque é um verdadeiro oásis no interior do Tocantins, onde dunas de areia alaranjada aparecem pontilhadas de verde na vizinhança de cachoeiras e poços de água cristalina.
O livro é uma parceria do fotógrafo com o artista plástico Tomas Sigrist que ilustra com suas aquarelas 600 espécies da fauna e flora local. Sigrist também é o autor dos textos que apresentam aos leitores a rica natureza e cultura do Jalapão, marcada pela herança quilombola e celebrações como a Festa do Capim Dourado. A interação das paisagens naturais, fauna e flora, com a presença humana é um dos aspectos abordados na obra. O objetivo do fotógrafo é despertar a curiosidade das pessoas sobre as peculiaridades da região.
Além do mergulho visual, o livro conta com “bônus” para lá de especial. Um CD com uma seleção de 100 cantos de aves da região assim como a audiodescrição dessas espécies, uma experiência sensorial que pretende alcançar também o público com deficiência visual.
O livro já está disponível para compra no site da editora Avis Brasilis com o preço promocional de lançamento de R$49.