Outubro não tem sido um mês fácil para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). Após um incêndio que começou no dia 11/10 deixar a unidade fechada por quase uma semana (para realizar o combate às chamas sem expor a segurança dos visitantes), um segundo incêndio obrigou o parque a novamente fechar as portas. Os novos focos surgiram na noite desta terça-feira (17/10) e, até o momento, de acordo com dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), já consumiu cerca de 8,5 mil hectares da unidade.
Ainda segundo o ICMBio, o flanco esquerdo do incêndio já foi extinto e há expectativa de extinção também do flanco direito ao longo do dia de hoje. A preocupação maior é com o foco da frente, na região do Rio Preto, onde o fogo persiste. Ao todo, 65 brigadistas estão envolvidos no combate, e 30 bombeiros enviados pelo governo do Distrito Federal devem chegar hoje para reforçar o combate. Um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e quatro aviões-tanque também apoiam com o monitoramento e lançamento de água.
A visitação está suspensa até que este novo incêndio seja completamente controlado e extinto. A suspeita é de que a origem do fogo seja criminosa, uma vez que as chamas tiveram início às margens da rodovia GO-118, depois da região de aceiros, que funcionam como uma barreira feita através do Manejo Integrado do Fogo para impedir o avanço das chamas para dentro do parque.