Fiscais apreendem tratores em unidade de conservação do Mato Grosso


trator_Serra Ricardo Franco_facebook
Trator apreendido durante a fiscalização. Foto: Divulgação/Facebook

Na última terça-feira (10/10), fiscais da Secretaria do Meio Ambiente de Mato Grosso apreenderam dois tratores usados para desmatar área localizada dentro do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco (MT). Os veículos foram entregues à delegacia de polícia local, no município de Vila Bela de Santíssima Trindade. Uma pessoa foi presa e os responsáveis serão multados em R$ 970 mil.

O desmate ilegal acontecia na Fazenda Flor do Vale 3, também conhecida como grilo Antonieta devido à sua ocupação irregular, ocorrida após a criação do parque. A área da fazenda está embargada por exercer atividade sem autorização do órgão ambiental dentro de unidade de conservação de proteção integral.

Os fiscais também identificaram que os responsáveis pela fazenda impediram a regeneração da vegetação nativa em uma área estimada em 300 hectares. A multa para este tipo de infração ambiental pode chegar a R$ 1,5 milhão.

A grilagem de terras é um dos principais problemas do parque estadual, que luta para conseguir avançar na sua regularização fundiária.

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo