Neste final de semana, os guarda-parques do Parque Estadual do Desengano (RJ) se juntaram aos bombeiros para combater um grande incêndio florestal no município de Santa Maria Madalena. O local atingido faz parte da Área de Proteção Ambiental de São Domingos (RJ), situada no município, na região noroeste do estado. O controle das chamas foi uma vitória conjunta da equipe do parque, com o Corpo de Bombeiros, voluntários, policiais da 3ª Unidade de Polícia Ambiental do Desengano e da Defesa Civil do município.
O fogo começou em uma pastagem no entorno e alcançou o topo do morro. O fogo é utilizado como método rápido e barato para renovação de pastos. Entretanto, quando não é feito de forma controlada, ainda mais na época seca – a estiagem e o calor são maiores -, o risco das chamas se transformarem em um grande e perigoso incêndio é grande. Por pouco, o incêndio não queimou antenas de rádio e televisão instaladas na unidade.
O gestor do parque, Carlos Dário, reforçou a dimensão do problema: “O fogo ainda é erroneamente utilizado como a enxada mais barata para limpeza de pasto. Além de provocar danos elevados à fertilidade do solo, quase sempre saem de controle e atingem áreas verdes protegidas, sendo também uma ação criminosa e com consequências descontroladas como presenciado nesse último caso. Fogo é crime e os autores precisam ser denunciados.”
Veja outras imagens da ação
*com informações do Parque Estadual do Desengano