Ontem (21/09), a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) do Paraná deu início ao 3º Encontro Formativo do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC), e o 3º Seminário Regional do Meio Ambiente. As atividades, que continuam hoje, têm como principal objetivo capacitar os gestores ambientais do norte do estado e promover a integração entre os profissionais da esfera estadual e municipal. Em homenagem ao Dia da Árvore, celebrado ontem, foi feito o plantio de mudas nativas da região.
Os temas abordados abrangeram o Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná – PROSOLO; Cadastro Ambiental Rural (CAR); Elaboração de Projetos e Captação de Recursos; Mudanças Climáticas, Meteorologia e Defesa Civil; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; ICMS Ecológico; Pagamento por Serviços Ambientais por Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN); Aspectos Legais da Arborização Urbana; Programa Agricultura de Baixo Carbono – Plano ABC; e o Sistema Estadual de Recursos Hídricos.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, o encontro é uma oportunidade de “proporcionar a integração entre os agentes municipais e os técnicos do Sistema Estadual do Meio Ambiente, para que ao final da capacitação, estes agentes se sintam seguros e apoiados para desenvolver a gestão ambiental em âmbito local, considerando a criação e o fortalecimento de instâncias como o órgão ambiental municipal, o conselho e o fundo municipal de meio ambiente”.
O evento é uma iniciativa do governo do Paraná em parceria com a Itaipu Binacional e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O programa de capacitação, que já passou pelas regiões centro-sul, oeste e sudoeste, encerrará com uma edição em Curitiba nos dias 28 e 29 deste mês.
Parque Estadual da Serra da Baitaca ganha Plano de Manejo
Também ontem, a Secretaria de Meio Ambiente do Paraná homologou o plano de manejo do Parque Estadual da Serra da Baitaca (PR). Com o documento, que reúne estudos sobre o que pode – ou não – ser desenvolvido dentro da unidade de conservação, fica estabelecido o zoneamento; as normas para uso e ações de manejo.
*Com informações SEMA do Paraná