Unidades de conservação comemoram o Dia da Árvore


Foto: Ricardo Cardim/Sistema Ambiental Paulista
Foto: Ricardo Cardim/Sistema Ambiental Paulista

 

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro. A data, que é diferente em outras partes do mundo, indica o início da primavera, que começa no dia 23/09 no hemisfério Sul. Seu objetivo principal é a conscientização da importância da preservação das árvores, fundamentais à vida no planeta. As unidades de conservação de RJ, SP e MG celebram a data com uma série de atividades que vão desde o plantio de mudas a exposições. Confira:

Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Nesta quinta-feira (21/09), a unidade de conservação promove a Festa da Árvore. Será feito o plantio de 80 mudas de espécies nativas em comemoração não apenas ao Dia da Árvore, mas também aos 80 anos da unidade. As atividades começaram às 08h00 no Centro de Visitantes com palestras, homenagens e entregas de certificados. O plantio das mudas ocorreu entre às 10h00 e às 11h30, seguida de uma caminhada à área original do plantio, em 1995.

Parque Estadual do Biribiri (MG)

Localizado em Diamantina, na região do Alto Jequitinhonha, o Parque Estadual também comemora o Dia da Árvore junto do seu aniversário de 19 anos de criação, que é celebrado no dia 22/09. A partir do dia 21, haverá exibição de filme educativo, distribuição de mudas de espécies nativas e exposição de equipamentos usados no combate a incêndios florestais.

Monumento Natural Estadual Pico do Ibituruna (MG)

Nesta quina-feira, será realizada uma coleta de lixo na área da unidade de conservação. Na sexta, 22/09, e no final de semana será realizada uma Parada Educativa, com ações de educação ambiental junto aos visitantes do monumento natural.

Parque Estadual do Sumidouro (MG)

A unidade de conservação desenvolve atividades durante toda a semana, com plantio de árvores com alunos de escolas  locais. No dia 22/09, será realizada a trilha Da História a Pré-história e, no final de semana, uma mostra de frutos e sementes. As atividades são gratuitas, mas com vagas limitadas. As inscrições devem ser realizadas pelo telefone (31) 3689-8592.

Parque Estadual Cantareira (SP)

O Parque Estadual dedica a semana toda para homenagear as árvores em seus núcleos. A programação é voltada para grupos de escolas previamente agendadas e aberta aos visitantes de fim de semana. O evento será gratuito, sendo cobrado apenas o ingresso de acesso ao parque.

No Núcleo Pedra Grande, de 26 a 29/09, das 09h00 às 11h30, e das 14h00 às 16h00, será feita uma dinâmica no centro de visitantes chamada “Pindorama – Terra de Palmeiras”, em que serão utilizados recursos audiovisuais mostrando a interação dos animais com a floresta. Também será realizada uma trilha dentro da mata a fim de unir a teoria mostrada no auditório com a vivência da interação com a natureza.

No Núcleo Engordador, de 19 a 22/09, das 09h00 às 11h30, e das 13h30 às 16h30, acontece a exposição Exsicatas – Árvores da Cantareira e a Trilha do Macuco, com explicações sobre algumas espécies de árvores encontradas nesta unidade de conservação. Em seguida, haverá oficina para produção de árvores artesanais e um jogo ambiental, com perguntas sobre as espécies nativas explicadas na trilha e distribuição de mudas.

No Núcleo Cabuçu, de 19 a 24/09, das 14h00 às 16h00, a temática do desmatamento e reflorestamento será abordada em gincanas, experimentos e uma exposição localizada abordando a temática Avifauna.

Parque Estadual da Serra do Mar (SP)

As atividades da unidade de conservação foram divididas entre os Núcleos Cunha e Curucutu. No primeiro, o Dia da Árvore faz parte do Projeto Agenda Ambiental, que trabalha com alunos das escolas municipais e estaduais da região. Na manhã desta quinta-feira, foram realizadas atividades lúdicas e plantio de mudas com alunos de escolas convidadas. O Núcleo Curucutu foi palco do evento Floresta Atlântica – Todos pela preservação desse bem tão precioso, com trilhas, palestras, dinâmicas e plantio de mudas, destacando a importância da preservação dos recursos naturais.

Parque Estadual da Ilha Anchieta (SP)

Também no dia 21/09, o Parque Estadual da Ilha Anchieta recebeu estudantes para um dia de aprendizado e diversão em meio à natureza. Além do traslado de barco, eles participarão da Trilha das Mudanças Climáticas Globais, de um plantio de 60 mudas de palmeira-juçara (Euterpe edulis), espécie ameaçada de extinção, e de uma Roda de Conversa sobre a rica história da Ilha Anchieta. 

Parque Estadual do Morro do Diabo (SP)

A unidade receberá, no próximo sábado, 33/09, cerca de 100 pessoas, entre jovens com necessidades especiais e seus familiares. A partir das 08h00, será oferecido um café-da-manhã e depois o grupo conhecerá as trilhas da Lagoa Verde e Barreiro da Anta, além do Museu Natural, e ajudará no plantio de mudas de ipês. No período da tarde, haverá recreação e atividades com materiais recicláveis. Para mais informações, ligue (18) 3282-1599, ou escreva para [email protected]

 

*Com informações do ICMBio, IEF e Fundação Florestal

 

 

 

Post navigation

Anterior

Próximo