Neste final de semana, o projeto Montanha para Todos chegou ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). A iniciativa, que promove a acessibilidade, apresentou a unidade à Julietti, nome dado a uma cadeira adaptada que garante que pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção consigam percorrer trilhas, visitar atrativos naturais e chegar ao topo de montanhas.
A partir de agora, qualquer visitante com dificuldade ou impossibilidade de caminhar pode requisitar o apoio da Julietti para conferir os atrativos do parque nacional. Além disso, a unidade já possui uma trilha suspensa, adaptada para facilitar o acesso de pessoas em cadeira de rodas ou com problemas de locomoção, que leva o visitante às Corredeiras do Rio Preto, ponto de banho e contemplação. Para financiar o custo da cadeira será lançada uma “vaquinha” virtual.
De acordo com o gestor da unidade, Fernando Tatagiba, “com um público cada vez mais numeroso, o parque tem buscado oferecer oportunidades de acesso para diversos tipos de visitantes”. Para dar a largada com a Julietti na Chapada dos Veadeiros, o casal responsável pelo projeto, Guilherme Cordeiro e Juliana Tozzi, junto com seu filho, Benjamim, percorreram a trilha que leva ao mirante do Salto do Rio Preto. Juliana, que sofre de uma degeneração neurológica que comprometeu seus movimentos, é a inspiração do projeto e, graças à cadeira, continua a fazer junto com o marido o que mais ama: subindo montanhas.
Essa é a décima cadeira produzida pelo projeto que já doou exemplares ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), ao Parque Nacional Serra do Cipó (MG), ao Parque Nacional da Tijuca (RJ) e ao Parque Nacional do Itatiaia (RJ). Em abril deste ano, o projeto Montanha para Todos ganhou o Mosquetão de Ouro, na Abertura da Temporada de Montanhismo do Rio de Janeiro, na categoria Montanhismo e Sociedade.