Nova espécie de sapo é descoberta no Parque Estadual da Serra Negra


A espécie foi encontrada no topo da montanha, isolada dos demais fragmentos florestais. Foto: Izabela Barata
A espécie foi encontrada no topo da montanha, isolada dos demais fragmentos florestais. Foto: Izabela Barata

Uma rara espécie de sapinhos do gênero Crossodactylodes foi encontrada no topo de uma montanha do Parque Estadual da Serra Negra (MG) isolada dos demais fragmentos florestais de Mata Atlântica da unidade de conservação. A descoberta ocorreu enquanto a pesquisadora do Instituto Biotrópicos, Izabela Barata, e sua equipe buscavam por novas populações de outro anfíbio, o sapinho da bromélia Crossodactylodes Itambe.

Os pesquisadores também foram responsáveis pela descoberta do sapinho da bromélia no Parque Estadual Pico do Itambé (MG), em 2011. Após a descoberta, o gerente do Parque Estadual da Serra Negra, Wanderlei Pimenta, fez um convite à pesquisadora para que ela também visitasse o parque, uma vez que possui altitude e flora semelhantes às do Pico do Itambé. “Como o Serra Negra tem uma vegetação bastante parecida com a da região onde foi encontrado o Crossodactylodes Itambe achei que uma visita à unidade poderia ajudar na pesquisa e fiquei muito feliz quando descobriram uma nova espécie no nosso parque”, contou.

Sapinho. Foto: Michel Becheleni
Sapinho. Foto: Michel Becheleni

Quando coletaram as primeiras amostras dos sapinhos, os pesquisadores acharam que se tratava de uma população de Crossodactylodes Itambe. No entanto, análises de DNA mostraram que, na verdade, foi encontrada uma nova espécie do gênero Crossodactylodes. Com mãos mais compactas e pontas dos dedos avermelhadas, a nova espécie também vive em bromélias, mas têm distribuição restrita à áreas montanhosas da Mata Atlântica. As espécies de Crossodactylodes são ameaçadas de extinção. Para validar o registro da descoberta, os pesquisadores irão trabalhar na descrição da nova espécie e escolher seu nome.

Vista do Parque Estadual da Serra Negra. Foto: Izabela Barata
Vista do Parque Estadual da Serra Negra. Foto: Izabela Barata

 

*Com informações da IEF

 

 

 

Post navigation

Anterior

6 cachoeiras em parques mineiros que você precisa conhecer

Minas Gerais abriga incontáveis cachoeiras, a maioria delas em áreas protegidas. O WikiParques fez uma lista para você conhecer e visitar.

Mais


Próximo