Parque Estadual Nova Baden
21º 56' 35" S, 45º 19' 03" W
Parque Estadual Nova Baden |
Esfera Administrativa: Estadual |
Estado: Minas Gerais |
Município: LAMBARI |
Categoria: Parque |
Bioma: Mata Atlântica |
Área: Area (ha): 214,47 |
Diploma legal de criação: Decreto nº 36.069, de 27 de setembro de 1994. |
Coordenação regional / Vinculação: |
Contatos: Parque Estadual Nova Baden - Caixa Postal 1011
Lambari – MG CEP: 37480-000 penovabaden@meioambiente.mg.gov.br facebook: Parque Estadual Nova Baden (Passeios/Turismo) |
Índice
Localização
Unidade de Conservação Estadual de proteção integral localizada no Sul do Estado de Minas Gerais, município de Lambari. O Parque está situado no flanco sudeste da Serra das Águas, conserva importantes fontes de águas minerais e remanescentes florestais da Mata Atlântica.
Como chegar
O Parque Estadual Nova Baden está localizado no Km 10 da Rodovia BR 460, município de Lambari, Sul do Estado de Minas Gerais, entre os meridianos 45º 00’ e 46º 00’ Oeste e os paralelos 21º 30’ e 22º 00’ Sul, flanco Sudeste da Serra das Águas.Saindo de Belo Horizonte, seguir pela BR 381 (Rodovia Fernão Dias) no sentido São Paulo até o trevo para Cambuquira. A partir daí, prosseguir pela MG 267 até o município Lambari.
Ingressos
Horário de funcionamento: 08:00 às 17:00h (terça a domingo e feriados)
R$ 5,00 = entrada por pessoa e R$ 2,00 = estacionamento por veículo
Entrada gratuita = visitas escolares previamente agendadas e pessoas acima de 65 anos e abaixo de 5 anos
Meia entrada = estudantes com carteirinha ou documento oficial fornecido pela escola
Onde ficar
O Parque não possui área de camping ou abrigos para a hospedagem de visitantes. No entanto, a cidade de Lambari, destino tradicional no turismo mineiro, mantém excelente infraestrutura.
Objetivos específicos da unidade
De acordo com a Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Evânia Santana, além de proteger as matas e nascentes, o Parque também estimula pesquisas científicas em prol da conservação ambiental. “Temos trabalhos sobre espécies endêmicas da Mata Atlântica e ameaçadas de extinção, como as centenárias araucárias (Araucaria angustifolia), os macacos bugio (Alouatta guariba) e sagui da serra escuro (Callithrix aurita) e a perereca de folhagens (Phasmahyla cochranae)”.
Histórico
O nome do Parque é uma referência ao alemão Américo Werneck, da cidade de Baden-Baden que, no século 19, instalou-se na região. Pioneiro em questões ambientais, o dr. Werneck era fruticultor e desenvolveu vários projetos de aproveitamento racional das estâncias hidro-minerais. Foi o autor do projeto do Cassino de Lambari. Mais tarde, desgostoso com a política local, partiu e não retornou para reaver suas terras, o que levou o Estado a se apropriar da Fazenda, transformando-a em uma área de proteção ambiental em 1974. O Parque Estadual de Nova Baden foi aberto à visitação em 1995.
Atrações
O Parque conta com casa de pesquisadores (destinados àqueles que obtém aprovação mediante requerimento junto ao IEF), Portaria,Estacionamento, área de lazer para crianças, três trilhas de fácil acesso, limpas e varridas constantemente(diferencial da Unidade), são elas as trilhas: dos Palmitos, dos Troncos e das Sete Quedas. Referencial de grande variedade de aves, fauna e flora.
Aspectos naturais
Relevo e clima
De 900m até 1500m.
Fauna e flora
A unidade de conservação abriga valiosos exemplares da fauna e a flora da Mata Atlântica. Entre as diversas espécies da flora estão o jequitibá, o cedro, a peroba, palmito, o jacarandá, o pinheiro brasileiro e o cedro. O clima úmido propicia a formação de um ecossistema rico em musgos, liquens, bromélias e orquídeas. O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de anfíbios, mamíferos e aves. Dentre as espécies, destacam-se os primatas barbado, sauá, mico e macaco-prego, além da jaguatirica, quatis, tatu e tamanduá-mirim.
Problemas e ameaças
Fontes
http://www.ief.mg.gov.br/noticias/1/1683-parque-estadual-nova-baden-comemora-19-anos