Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia
O Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia foi criado através do Decreto nº. 2.211 de 30/03/2010 e está localizado na Região Metropolitana de Belém (RMB). Sua área de 6.367.27 hectares – que era propriedade particular da antiga Fábrica Pirelli – abrange 6,3% da área total de quatro municípios: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Isabel do Pará. O Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) fica a 23 Km do município de Belém, com acesso realizado por via terrestre através do Km 14 da Rodovia Federal BR-316, seguindo por mais 4 Km pela chamada “Estrada da Pirelli”.
O Revis Metrópole da Amazônia contempla a indicação de preservar parte dos 31% restante de florestas da Grande Belém em áreas críticas, confirmando a grande importância desta área para a Região Metropolitana e para o Estado do Pará.
Localizada nos municípios de Ananindeua, Marituba Benevides e Santa Isabel do Pará
Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia |
Esfera Administrativa: Estadual |
Estado: Para |
Município: |
Categoria: |
Bioma: |
Área: 6.367.27 hectares |
Diploma legal de criação: Decreto nº. 2.211 de 30/03/2010 |
Coordenação regional / Vinculação: Instituto de desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do estado do Pará - Ideflor-bio |
Contatos: visitacao.revisma@ideflorbio.pa.gov.br
ideflorbio.pa.gov.br |
Índice
Localização
Localizada nos municípios de Ananindeua, Marituba Benevides e Santa Isabel do Pará
Como chegar
O acesso ao REVIS fica a 23 Km do município de Belém, com acesso realizado por via terrestre através do Km 14 da Rodovia Federal BR-316, seguindo por mais 4 Km pela chamada “Estrada da Pirelli”.. As trilhas podem ser realizadas à pé ou de bicicleta. A Unidade de conservação conta com mais de 14 Km de trilhas abertas e sinalizadas.
Ingressos
Gratuito. Porém é necessário autorização prévia do Ideflor-bio para acessar a unidade de conservação
Onde ficar
Em qualquer local na região Metropolitana de Belém. Acesso Fácil
Objetivos específicos da unidade
Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia , também conhecido como Revis Metrópole da Amazônia, contribui com a manutenção dos serviços ambientais, garante os processos ecológicos naturais, além de conservar parte dos 31% restantes de florestas primárias da RMB, confirmando seu grande destaque para conservação ambiental no Estado.
Histórico
Atrações
Aspectos naturais
Relevo e clima
Fauna e flora
Pesquisas realizadas na unidade apontaram várias espécies vegetais ameaçadas de extinção, como o acapu, o angelim, o cedro, a Castanheira do Pará e a ucuúba branca. A fauna é bastante diversificada, apresentando grande quantidade de macacos-de-cheiro, bem como pacas, veados-mateiros, tatus e capivaras e até mesmo a grande onça pintada é eventualmente observada dentro dos limites da unidade de conservação.
Problemas e ameaças
Fontes
[[Category:]]