Parque Estadual de Monte Alegre
O Parque Estadual de Monte Alegre (PEMA) é uma das 5 UCs de Proteção Integral do Estado do Pará. Sua criação se deu através da Lei Estadual n°. 6.412, de 09 de novembro de 2001. O processo descrito a seguir trata da criação da unidade que foi a primeira UC criada no Pará com a participação da sociedade local.
A proposta do Governo do Estado do Pará para a criação de UC em Monte Alegre é resultado de estudos realizados desde o final da década de 1988, pelo IDESP. Na ocasião, 32 municípios do estado seriam contemplados com a criação de UC de diferentes categorias de manejo e com áreas contíguas entre os municípios. Para o município de Monte Alegre foi proposta a criação de três UC de diferentes categorias de manejo.
Parque Estadual de Monte Alegre |
Esfera Administrativa: Estadual |
Estado: Para |
Município: Monte Alegre |
Categoria: Parque |
Bioma: Amazônia |
Área: 20.400 Km2 |
Diploma legal de criação: |
Coordenação regional / Vinculação: |
Contatos: |
Índice
Localização
O município de Monte Alegre está localizado na porção noroeste do Estado do Pará e pertence à Mesorregião do Baixo Amazonas, Microrregião de Santarém, entre as coordenadas de 000 22’52’’ de latitude norte e 020 25’34’’ de latitude sul, e 530 41’10’’ e 540 54’13’’ de longitude oeste. Limita-se o município ao norte com os municípios de Almeirim e Alenquer, ao sul com os municípios de Santarém e Prainha, a leste com os municípios de Prainha e Almeirim, a oeste, com o município de Alenquer, ocupando uma área aproximada de 20.400 Km2. A atual configuração do município de Monte Alegre foi estabelecida com base na Lei Estadual nº. 158, de 31/12/48. O PEMA está inserido em sua totalidade de extensão na APA Paytuna, ambos localizados dentro dos limites municipais.
Como chegar
Para se chegar ao PEMA, usa-se como base a cidade de Monte Alegre. É possível chegar até lá a partir de Santarém, que está ligada à Belém através de vôos comerciais diários, em aviões dos tipos Boeing 727 e outros de menor porte. Para a travessia entre Santarém e Monte Alegre, pelo rio Amazonas existem embarcações do tipo barco motor e lanchas rápidas que cobrem diariamente (à exceção de domingo), este percurso com duração de viagem de 6 horas e 4 horas, respectivamente. Há também uma balsa que sai diariamente de Santarém (exceto aos domingos), transportando pessoal e veículos, inclusive ônibus de passageiros, levando 2,5 horas para realizar o percurso Santarém/Santana do Tapará. Dali, através da rodovia PA-255, a cidade de Monte Alegre é acessada num tempo aproximado de 1,5 h.
Por via fluvial a partir de Belém, leva-se cerca de 43 horas em navios da ENASA. Pode-se chegar também a Monte Alegre diretamente de Belém por via aérea, em aviões a jato ou bimotores que cobrem irregularmente este trecho.