Parque Estadual Fritz Plaumann

De WikiParques
Revisão de 17h05min de 11 de novembro de 2015 por Sabrina Rodrigues (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar




Parque Estadual Fritz Plaumann
Esfera Administrativa: Estadual
Estado: Santa Catarina
Município: Concórdia
Categoria: Parque
Bioma: Mata Atlântica
Área: 741,6 ha
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 797 de 24 de setembro de 2003.
Coordenação regional / Vinculação: Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina - FATMA, sob cooperação técnica com Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, denominada Equipe Co-gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann - ECOPEF.
Contatos: Endereço: caixa postal 145 - Sede Brum - Concórdia/SC

CEP: 89.700-000

E-mail: 1. contato@parquefritzplaumann.org.br

Telefone: 1. (49) 9978-3198

Localização

Como chegar

Ingressos

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Preservação ambiental, educação ambiental, uso público e pesquisa científica.

Histórico

Criado através do Decreto Estadual nº 797, de 24 de setembro de 2003, é a primeira e única Unidade de Conservação de proteção integral do estado de Santa Catarina a preservar remanescentes da Floresta Estacional Decidual – Floresta do Alto Uruguai, pertencente á Zona Núcleo da Reserva da Biosfera de Domínio da Mata Atlântica.

Situado no município de Concórdia, o Parque tem 717,48 Hectares, localizado às margens do lago formado pela barragem da Usina Hidrelétrica Itá, no rio Uruguai.

É uma Unidade de Conservação de proteção integral, destinada à proteção da natureza, à pesquisa científica, à educação ambiental e ao turismo ecológico. A criação do Parque está intimamente ligada ao processo de instalação de uma Usina Hidrelétrica junto à calha do rio Uruguai, processo que se iniciou entre os anos de 1990 a 2000 e deu origem a construção da Usina Hidrelétrica Itá até o ano 2000, e o Parque veio a ser criado como medida de compensação ambiental pela instalação da Usina.

O nome Parque Estadual Fritz Plaumann, é uma homenagem ao ilustre naturalista e entomólogo (especialista em insetos), Fritz Plaumann (1902 – 1994), que ao longo de 70 anos de muito empenho e dedicação reuniu uma coleção com mais de 80 mil exemplares de insetos, que estão expostos no Museu Entomológico Fritz Plaumann, localizado no município de Seara, Distrito de Nova Teutônia, considerado o maior da América Latina e um dos maiores do mundo.

Atrações

O parque Estadual Fritz Plaumann conta com os seguintes atrativos:

Centro de Visitantes: Sala de exposição - Dispondo de maquete, painéis com imagens e mapas ilustrativos e interpretativos; Auditório para realização de reuniões, palestras e exibição de vídeos educativos; Sala de Estudos; Alojamento para pesquisadores; Estrutura para portadores de necessidades especiais;

Trilha do Lajeado Cruzeiro- Com placas interpretativas, pontilhões, decks e uma ponte pênsil com 30 metros de comprimento por 17 metros de altura sobre o Lajeado Cruzeiro. O visitante poderá apreciar quedas d'água e entender a importância da conservação dos recursos hídricos, bem como sua relação com o ambiente.

Trilha das Marrequinhas - Contempla uma passarela em palafita e placas interpretativas que evidenciam aspectos da ecologia de rios e do reservatório da Usina Hidrelétrica de Itá. Permite o acesso para portadores de necessidades especiais.

Trilha do Mirante - Oferece estrutura para observação do Rio Uruguai e Rio dos Queimados, ambos alagados pelo reservatório da UHE Itá, um dos pontos de maior altitude do Parque Estadual Fritz Plaumann e contando com placas interpretativas que ilustram a transformação da paisagem da região.

Trilha da Canafístula - Um dos fragmentos florestais mais íntegros conservação, sendo possível apreciar nascentes de água, diversas e importantes espécies da fauna e flora nativa da Floresta Estacional Decidual.

http://parquefritzplaumann.org.br/atrativos

Aspectos naturais

Relevo e clima

Fauna e flora

Problemas e ameaças

Fontes

http://www.parquefritzplaumann.org.br/