Mosaico do Extremo Sul da Bahia

De WikiParques
Revisão de 16h06min de 22 de março de 2017 por DudaMenegassi (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia abrange três municípios (Porto Seguro, Prado e Santa Cruz de Cabrália) e 12 áreas protegidas e suas zonas de amortecimento, sendo 5 federais (Parques Nacionais do Pau Brasil, Monte Pascoal e Descobrimento, Reserva Extrativista Marinha do Corumbau e Refúgio de Vida Silvestre Rio dos Frades), 2 estaduais (Áreas de Proteção Ambiental de Caraíva-Trancoso e Coroa Vermelha), 1 municipal (Parque Municipal Recife de Fora) e 4 particulares (Reservas Particulares do Patrimônio Natural Veracel, Mamona, Carroula e Rio Jardim).



Mosaico do Extremo Sul da Bahia
Esfera Administrativa:
Estado: Bahia
Município: Porto Seguro, Prado e Santa Cruz de Cabrália
Categoria: Mosaico
Bioma: Mata Atlântica
Área:
Diploma legal de criação: Portaria de Reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente n° 492, de 17 de dezembro de 2010.
Coordenação regional / Vinculação: Reserva Extrativista Corumbau
Contatos: Telefone: (73) 3298-2592

Localização

O Mosaico do Extremo Sul da Bahia integra unidades de conservação localizadas no sul da Bahia.

Como chegar

Ingressos

Cada uma das unidades de conservação que formam o Mosaico do Extremo Sul da Bahia tem a sua própria política de visitação e de cobrança (ou não) de ingressos.

Onde ficar

Objetivos específicos da unidade

Fortalecer e integrar a rede de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia; Influenciar a política pública local/regional com maior poder de inserção e negociação na elaboração dos planos de gestão territorial e desenvolvimento humano; Contribuir para a formação e fortalecimento de mini-corredores; Contribuir para o fortalecimento da diversidade sócio-cultural do território: comunidades pataxós, agricultores familiares e pescadores artesanais.

Histórico

O Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia – MAPES nasce da necessidade de articular as ações desenvolvidas por diversas organizações e lideranças comunitárias em busca da recuperação e proteção da Mata Atlântica e da melhoria das condições de vida das populações locais. É uma proposta de gestão territorial coletiva e participativa que busca o fortalecimento de uma cultura voltada para o desenvolvimento socioambiental.

A proposta deste Mosaico vem sendo construída desde 2004 quando foram realizadas três oficinas que deram início a esse processo de criação, definindo atores, objetivos e abrangência. Após esse momento, foi feita a articulação do atores e apresentado um projeto coletivo ao Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA. Uma série de organizações governamentais e não governamentais construíram este projeto de Implementação da Gestão em Mosaico no Extremo Sul da Bahia que tem como proponente a Associação Flora Brasil.

Com o financiamento, foi possível realizar diversas atividades, entre elas a formação do Conselho Gestor do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia, construção de uma política de comunicação para o MAPES, realização de seminários e outros eventos. Assim, aos poucos, cada peça que compõe o mosaico vai se fortalecendo para que o coletivo ganhe forma e os conflitos socioambientais do Extremo Sul da Bahia sejam enfrentados de forma integrada.

Atrações

No Mosaico do Extremo Sul da Bahia estão integradas as seguintes UCs:

Parque Nacional Pau Brasil

Parque Nacional do Monte Pascoal

Parque Nacional Descobrimento

Reserva Extrativista Marinha do Corumbau

Refúgio de Vida Silvestre Rio dos Frades

Área de Proteção Ambiental de Caraíva-Trancoso

Área de Proteção Ambiental Coroa Vermelha

Parque Municipal Marinho do Recife de Fora


E as seguintes Reservas Particulares do Patrimônio Natural:

RPPN Veracel

RPPN Mamona

RPPN Carroula

RPPN Rio Jardim

Aspectos naturais

O Extremo Sul da Bahia situa-se no domínio do ameaçado Bioma Mata Atlântica, que abriga o maior conjunto de remanescentes do nordeste brasileiro, bem como as mais ricas formações coralíneas do Atlântico Sul. A região está inserida no Corredor Central da Mata Atlântica – CCMA, integra a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, compreende áreas declaradas como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO e áreas que integram o Sítio do Descobrimento, tombadas pelo IPHAN.

Relevo e clima

Fauna e flora

A região é biologicamente diversa e abriga muitas espécies ameaçadas de extinção e de distribuição restrita, como o mico-leão-da-cara-dourada (Leonthopithecus chrysomelas), o gavião real (Harpia harpyja) e os criticamente ameaçados mutum-do-sudeste (Crax blumenbachii) e balança-rabo-canela (Glaucis dohrnii).

Problemas e ameaças

Fontes

Portaria de Reconhecimento do Mosaico do Extremo Sul da Bahia

Regimento Interno do Conselho Consultivo do Mosaico

Mapa das UCs que integram o mosaico

Relação das UCs do Mosaico - ICMBio

http://www.icmbio.gov.br/portal/mosaicosecorredoresecologicos/moscaicos-reconhecidos-oficialmente/1866-mosaico-do-extremo-sul-da-bahia

Blog do Mosaico do Extremo Sul da Bahia