Mudanças entre as edições de "Parque Estadual da Serra Negra"
m (Ferreira moveu a página Parque Estadual Serra Negra para Parque Estadual da Serra Negra) |
|
(Sem diferença)
|
Edição atual tal como às 18h28min de 15 de setembro de 2017
Parque Estadual da Serra Negra |
Esfera Administrativa: Estadual |
Estado: Minas Gerais |
Município: Itamarandiba |
Categoria: Parque |
Bioma: Cerrado |
Área: 13.654 hectares |
Diploma legal de criação: Decreto Estadual nº 39.907 de 22 de setembro de 1998. |
Coordenação regional / Vinculação: Instituto Estadual de Florestas - IEF. |
Contatos: Endereço da Sede Administrativa:
Rua Tiradentes, 308 - Centro – Itamarandiba -MG. Telefones: (38) 3521-2312 / (31) 9107-7642 Email: parque.serranegra@meioambiente.mg.gov.br wanderlei.lopes@meioambiente.mg.gov.br (gerência) |
Índice
Localização
O Parque Estadual da Serra Negra está localizado no Vale do Jequitinhonha no Município de Itamarandiba, distando 33 km da sede do município. O perímetro da área encontra-se delimitado com marcos geográficos, porém totalmente aberto sem nenhuma cerca .
Como chegar
Saindo de Belo Horizonte pela BR 040 sentido Brasília, passar por Paraopeba, logo, seguir a BR 135, sentido Curvelo. Chegando a Curvelo, seguir a BR 259 para Diamantina e, depois de Diamantina pegar a BR 367 até a altura do KM 115. Entrar à direita sentido Carbonita na BR 451 até Itamarandiba. Chegando a Itamarandiba, o acesso ao parque é possível seguindo por mais 33 km de estrada de terra municipal que liga a cidade ao Distrito de Padre João Afonso e chegar ao Parque.
Distância de Belo Horizonte: 513 km
Ingressos
As visitas devem ser agendadas previamente junto à administração do parque.
Horário de funcionamento: 08:30 às 17:30 horas (domingo a domingo).
Onde ficar
Os visitantes poderão se hospedar nos hotéis existentes no município de Itamarandiba.
Objetivos específicos da unidade
- Proteger a grande quantidade de nascentes nele existente de vital importância para as regiões do Alto Médio Jequitinhonha conhecidas por seu problema de estresse hídrico; - Contribuir para preservação do patrimônio genético, protegendo amostras da diversidade biológica da área; - incentivar o turismo como alternativa econômica para a região com sérios problemas sociais; - Reduzir o impacto da atividade carvoeira na área; - Proteger uma incrível diversidade de ecossistemas com áreas de mata atlântica, campo rupestre, cerrado e mata de galeria.
Histórico
Atrações
O Parque possui mirantes, orquidários naturais, grutas e inúmeras cachoeiras.
Aspectos naturais
O entorno da unidade é predominantemente ocupado por plantações de eucalipto e pastagens. As propriedades são de pequeno e médio porte, sendo que possuem alguns moradores que sobrevivem de pequenas plantações de subsistência nas chamadas grotas incrustadas entre as serras.
Relevo e clima
O relevo é montanhoso e de aparência escura.
O clima é tropical.
Fauna e flora
A fauna é bastante diversificada, podendo citar a ocorrência de alguns exemplares de animais raros na região e até ameaçados de extinção tais como o lobo guará, guigor, barbado ou guariba, suçuarana, catitu e jaguatirica, bem como se observam também a presença de paca, capivara, quati, tatu, roedores diversos, veado, teiú e várias espécies de avifauna.
A cobertura vegetal nativa é composta por cerrado, campo rupestre e mata atlântica. Podem ser identificados no local espécies de ingá-branco, pau-d’óleo, pau-d’arco, braúna, vinhático, vinheiro, sucupira, canela de ema, velózias, orquídeas e várias espécies endêmicas das famílias melastomataceae, eriocaulaceae, poaceae (gramíneas), dentre outras.
Problemas e ameaças
Fontes
http://www.ief.mg.gov.br/noticias/3306-nova-categoria/1756-parque-estadual-da-serra-negra-